SustentabilidadeNews - 2 Edição São Paulo, quinta - feira, 14 de Abril de 2021.

 GANHANDO MENOS, PRESERVANDO MAIS

Henrique Ferreira de Souza


     A maior parte do desmatamento do planeta Terra é feita pelas pessoas ricas que detêm o poder de suas regiões, causando assim grandes impactos ambientais como poluição do ar, aquecimento global, extinção de animais, fauna e flora, por exemplo. ATIVIDADES INDUSTRIAIS Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do aumento do aquecimento global. São muito artificiais, e vários contém flúor, capaz de destruir a camada de ozônio que protege a Terra dos raios UV e também são responsáveis pela poluição do ar. As indústrias também são as maiores causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos, pois despejam toneladas de resíduos tóxicos nos rios, deixando suas águas impróprias para o consumo e trazendo como consequência, além do desequilíbrio ambiental, sérios danos a saúde da população que vive próxima aos locais contaminados.


Imagem extraída de blog.softwareavaliacao

AGRICULTURA E PECUÁRIA


     Os fazendeiros são os grandes responsáveis pelo desmatamento de florestas, eles praticam queimada para a realização de pastos para o gado e o gás metano que provém da fermentação e decomposição de dejetos do gado é responsável por agravar o efeito estufa.



Imagem extraída de O Eco



AMEAÇADAS DAS MARINHAS 

Julia Yuriko


     Os agentes poluidores de rios e oceanos como: esgoto doméstico, papéis, latas de alumínio, pneus, vidros, resíduos agrotóxicos, isopor, resíduos industriais, plásticos, entre outros são os grandes causadores das mortes da vida marinha. O elemento mais encontrado nos rios e oceanos é o plástico, totalizando 85%. Segundo os cientistas, cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico são descartados de forma incorreta. Essa poluição oceânica prejudica aproximadamente 700 espécies marinhas, como as, focas, leões marinhos, golfinhos, tartarugas marinhas, peixes-boi, aves marinhas, peixes, entre outros. Cerca de 260 espécies estão ameaçadas de extinção.


Imagem extraída de BBC

O GRANDE PROBLEMA: CICLO DA POLUIÇÃO


    Devemos ressaltar que o lançamento de lixo no mar prejudica a vida em forma de cadeia, ou seja, o peixe que se contaminou com algum resíduo químico, como o cloro, chumbo, mercúrio, entre outros, são presas de outros animais e acabam contaminando seu predador. Podendo vir a ser consumido por outros animais ou até mesmo pelo ser humano, que acaba sendo infectado também. Quando há uma grande quantidade de poluição no rio ou no mar, a pesca é prejudicada, pois as águas ficam contaminadas com dejetos fecais, além de outras bactérias. Com o tempo, o lixo acaba alcançando a areia das praias, tornando-as inutilizáveis, pois corre-se o risco de infecção por bactérias.


Imagem extraída de Folha - UOL


AUMENTO DE QUEIMADAS FAZ SUBIR NÚMERO DE ANIMAIS SILVESTRES RESGATADOS NAS CIDADES

Maria Eduarda


      O tempo seco é um grande facilitador das queimadas. E como elas têm acontecido com frequência, tem surgido, também, outro problema. Trata-se do aumento do número de animais silvestres resgatados com ferimentos causados pelo fogo nas matas Sobre o resgate de animais silvestres, comparando os mesmos períodos do ano de 2019 e de 2020, houve um aumento de 256 para 279.O fogo nas matas é um dos principais fatores que fazem com que os animais silvestres apareçam nas


Imagem extraída de Pinterest

áreas urbanas. Mas existem outros fatores que também levam os animais silvestres a saírem das matas. A bióloga Jaara Tavares explica quais são os procedimentos. “A gente percebe que ocorre um aumento na aparição de animais silvestres em áreas urbanas. Isso ocorre devido a vários fatores. O primeiro dele sé a própria expansão da cidade, o que diminui cada vez mais o habitat natural dessas espécies. Outro fator muito comum são as queimadas e também a gente está percebendo, nesta época de pandemia, que com a diminuição do ruído nas cidades, os animais estão ficando mais curiosos e chegando mais perto da área urbana”, explicou a bióloga.


Comentários